Aprender a trocar o óleo do carro é uma das habilidades de manutenção mais básicas e também a mais importante.
Trocar seu próprio óleo economizará tempo e dinheiro, e como mecânico, é uma das tarefas mais realizadas. Depois de anos trabalhando em veículos, garantimos que este é um dos melhores projetos em que você pode trabalhar para se familiarizar com carros.
Vamos nos aprofundar no processo passo a passo de como fazer uma troca de óleo — com essas dicas, você vai fazer dormir. Não recomendamos sonambulismo e concerto de carros, eles simplesmente não combinam.
Para mais instruções sobre manutenção de veículos, confira o restante do nosso blog.
Fonte de reprodução: Youtube AutoPapo
Preparando-se para trocar o óleo
Antes de começar, você precisará de algumas ferramentas para troca de óleo:
- Catraca
- Conjunto de soquetes
- Funil
- Destinatário de captura de óleo
- Macaco com cavaletes OU rampas
- Panos para limpeza
- Luvas (opcional, mas recomendada)
- Óculos de segurança (opcionais, mas recomendados)
E, claro, óleo de motor novo e um filtro de óleo novo.

Que tipo de óleo meu carro usa
O tipo de óleo que seu carro usa depende do seu motor. Você normalmente pode encontrar o grau de óleo necessário estampado na tampa do óleo do motor e no manual do proprietário do seu carro . Se você tiver problemas para encontrar essas informações, você sempre pode perguntar aos funcionários da loja onde está comprando seus suprimentos.
Para uma busca rápida, recomendamos acessar o site da Forte baterias para descobrir que tipo de óleo seu veículo usa; ele geralmente é confiável.

Quando fazer uma troca de óleo
Saber quando trocar o óleo ajudará a preservar seu motor e manter seu carro funcionando sem problemas.
A frequência com que você deve trocá-lo depende do seu veículo e do motor, com veículos mais antigos precisando de uma troca a cada 3.000 milhas, e veículos mais novos podendo rodar por 5.000 a 7.500 milhas antes de precisarem de manutenção.
O manual do proprietário terá todas as informações necessárias para você ficar dentro das necessidades de manutenção do seu veículo.
- Não faça nada no seu veículo se você acabou de ligá-lo. Você tem que deixá-lo esfriar primeiro, caso contrário, você pode se machucar.
- Tente usar luvas e óculos de segurança, pois as coisas ficarão sujas e você não quer que nada caia em seus olhos quando estiver embaixo do veículo.
- Não use apenas um macaco – demonstre-se de apoiar seu veículo com cavaletes!
Agora que você já cobriu todas as bases, vamos começar com essas 5 etapas da troca de óleo.

Etapa 1: Levante o veículo
Você terá que levantar o carro para poder acessar o bujão e drenar o óleo antigo.
Existem algumas maneiras diferentes de tirar seu carro do chão: você pode usar um macaco e cavaletes ou uma rampa.
Ao usar uma rampa, peça para alguém guiá-lo para evitar perder as rampas e prendê-las sob seu veículo. Depois de colocar o veículo nas rampas, coloque blocos de madeira atrás das rodas traseiras para maior segurança.
Se você estiver usando um macaco de carro, precisará colocar cavaletes para segurar o carro. Para sua segurança, NUNCA trabalha embaixo de um carro que está sendo seguro usando apenas um macaco. Há muitas histórias por aí de pessoas se machucando porque o macaco nasce.

Etapa 2: localizar o reservatório de óleo e drene o óleo antigo
Depois de tirar o carro do chão, localize o cárter de óleo.
O cárter de óleo geralmente é grande e mergulha perto de onde o motor está em relação à parte inferior do seu carro. Para acessar o cárter de óleo, você precisará usar suas ferramentas manuais básicas para remover a bandeja inferior. A maioria das bandejas inferiores é presa usando parafusos, porcas ou clipes de plástico. Os veículos mais novos são fornecidos com bandejas inferiores de plástico para melhorar a aerodinâmica, mas eles ainda são removíveis usando ferramentas básicas.
Depois de remover a bandeja inferior, você verá um líquido que retém o óleo no reservatório .
Coloque seu recipiente de captura de óleo embaixo do plugue e remova o plugue de drenagem girando-o no sentido anti-horário com a chave adequada. Segure o plugue de drenagem enquanto o remove, pois o óleo trará a vazar conforme você o puxa para longo da panela.
Deixe o motor drenar por alguns minutos até que o fluxo de óleo diminua para um fio. Ao terminar de drenar, recoloque o plugue na bandeja inferior.

Etapa 3: Substituição do filtro de óleo
Depois de drenar o cárter de óleo, é hora de localizar e substituir o filtro do motor.
Vá até o capô do seu carro e abra-o. Você encontra seu filtro perto do motor do seu carro, mas se não conseguir localizá-lo, consulte o manual do proprietário. Alguns filtros de óleo podem ser desparafusados usando suas mãos, mas se você achar que está dando trabalho, você pode usar uma chave inglesa.
Você pode posicionar sua bandeja coletora de óleo sob o filtro para coletar qualquer óleo residual restante dentro do filtro para evitar derramamentos desnecessários. Em seguida, pegue seu novo filtro de óleo e aplique uma leve camada de óleo ao redor da junta de borracha na parte superior do filtro — isso ajuda a criar uma colocação adequada conforme você aperta o filtro.
Lembre-se de certificar-se de que o selo antigo não ficou preso no alojamento do filtro de óleo! Você não pode selar seu filtro de óleo duas vezes, pois tudo o que o óleo irá vazar.

Etapa 4: Abaixe o carro e adicione o óleo novo
Agora é hora de abaixar o veículo e colocar o óleo novo.
Com seu carro de volta nas quatro rodas, localize a tampa do óleo . Ela estará perto do seu motor e geralmente tem um símbolo de lata de óleo nela. Use seu funil para encher o motor.
A quantidade de óleo que seu carro consome depende do tamanho do seu motor. Essas informações também podem ser encontradas no manual do proprietário, bem como online.

Etapa 5: Verifique os níveis de óleo
Espere alguns minutos para que o óleo novo assente, então use uma vareta para certificar-se de que seu óleo esteja no nível adequado. Se você achar que está baixo, basta adicionar mais óleo novo.
Parabéns, você acabou de trocar o óleo!

Perguntas perguntas sobre como trocar o óleo do carro
- Posso simplesmente adicionar óleo em vez de trocá-lo? Isso também é conhecido como completar o óleo. O problema com isso é que o óleo mais velho se decompõe e suas peculiaridades diminuem, impactando sua capacidade de lubrificar específica o motor. Combinar óleo velho e novo também pode contaminar o óleo novo.
- Vale a pena trocar o óleo você mesmo? Aprender a trocar o óleo do carro ajudará você a economizar dinheiro em trocas de óleo e tempo gasto de orientação até uma oficina ou oficina mecânica, além de ajudá-lo a aprender mais sobre seu veículo. Se você planeja trabalhar como mecânico, esta é uma das habilidades mais importantes para saber.
- É muito difícil trocar o óleo do meu carro sozinho? Com alguma orientação e paciência, trocar o óleo do seu carro é uma das tarefas de manutenção mais simples que você pode realizar.
Agora que você sabe como trocar óleo, não quer aprender mais sobre manutenção de veículos? A Forte Baterias oferece aos aspirantes a mecânicos, técnicos e soldados uma experiência de aprendizado prático para que eles possam entrar na força de trabalho com experiência real.