Óleo de motor ou óleo de motor é o que seu motor precisa para funcionar corretamente. Adicionar óleo ao seu carro serve para muitos propósitos, incluindo lubrificação, proteção contra corrosão, resfriamento, limpeza e vedação. A lubrificação é o objetivo principal do óleo de motor. A combustão acontece dentro do motor e esse processo envolve fricção. O óleo base do óleo do motor lubrifica as peças móveis, reduz o atrito e reduz o desgaste dentro do motor.
O óleo base do óleo do motor também resfria o motor. Isto também é importante porque afeta o desempenho e a eficiência do seu veículo. O óleo de motor geralmente compreende 95% de óleos básicos ou estoque básico e 5% de aditivos (como dialquilditiofosfato de zinco (ZDDP) e sulfonatos de magnésio). Enquanto isso, aditivos como sulfonatos de magnésio ajudam a limpar lama do motor, resíduos de combustão e impurezas. Os aditivos, especialmente o ZDDP, evitam o desgaste e a corrosão.
No entanto, o óleo do motor não dura para sempre. O oxigênio envolvido na combustão do combustível eventualmente oxida ou corrói o óleo do motor, por isso é importante trocar o óleo do carro regularmente.
Fonte de reprodução: Youtube Canal High Torque
Com que frequência você deve trocar o óleo do seu carro
Geralmente, você deve trocar o óleo a cada 7.000 a 15.000 km ou a cada seis meses – o que ocorrer primeiro. Em última análise, depende do modelo e marca do seu carro, bem como das condições de condução. Normalmente você encontrará o intervalo recomendado para troca de óleo no manual do proprietário. Agora, algumas pessoas podem não controlar a quilometragem ou a idade de seus carros. Alguns sinais de que você precisa trocar o óleo são ruído do motor, cheiro de óleo ou queimado dentro do carro e fumaça escura do escapamento, para citar alguns.

Por que é importante trocar o óleo do carro regularmente
A razão mais importante para trocar o óleo do seu carro regularmente é manter o motor funcionando sem problemas e evitar altos custos de reparo. O óleo do motor baixo ou sujo afetará o desempenho do motor, a vida útil, o consumo de combustível e a pegada ambiental. O óleo do motor mantém o motor frio, limpo e lubrificado, o que significa que o motor pode funcionar de maneira ideal. O atrito causado por detritos (se não houver lubrificante) pode fazer com que o motor funcione mal. Mas com óleo de motor novo, você garante uma vida útil mais longa para seu carro e melhor eficiência de combustível. Quanto à sua pegada ambiental, o óleo velho e sujo produz emissões prejudiciais. Assim, uma mudança regular de óleo pode ajudar a tornar o seu transporte mais ecológico.

O que acontece se eu nunca trocar o óleo do meu carro
Em última análise, se você nunca trocar o óleo do seu carro, você estará se preparando para custos excessivos – e preparando seu veículo para sérios danos. Primeiro, o consumo de óleo disparará porque o motor precisa trabalhar com lama como lubrificante. Em seguida, seu motor superaquecerá porque não há mais óleo para mantê-lo frio. Isso pode causar a explosão das juntas e o empenamento e desgaste dos componentes do motor. Além disso, você ouvirá ruídos altos quando o motor estiver funcionando. Eventualmente, o acúmulo de sujeira ou lama solidificará e levará à falta de óleo nos componentes internos do seu carro, o que geralmente significa que é necessária a substituição do motor. Dadas as consequências, trocar o óleo do motor regularmente é sempre a opção mais econômica!

Como saber se o óleo do motor precisa ser trocado
Os sinais de que seu carro precisa de uma troca de óleo incluem:
- O óleo do motor está baixo. Você deve verificar regularmente o óleo do motor usando uma vareta. Esta é a maneira mais fácil de saber se você deve alterar o nível do óleo do motor. Deve chegar à marca “cheio” do seu stick. Caso contrário, pode ser hora de trocar o óleo.
- O óleo do motor está escuro e sujo. Quando você mergulha o palito, ele deve ficar bem transparente, o que significa que você ainda pode ver o palito através do óleo. Se a vareta estiver coberta com óleo opaco, é hora de trocar o óleo.
- Ouve-se um barulho de batida. O óleo do motor evita que os componentes do seu motor de combustão interna batam ou façam barulho, portanto, se você ouvir barulho de metal contra metal, troque o óleo do motor.
- Há um cheiro estranho. Você pode sentir cheiro de óleo ou algo queimando. Lembre-se de que o óleo do motor resfria o motor e evita alto atrito, portanto, sem ele, pode surgir um cheiro de queimado. Embora isso também possa significar um vazamento de óleo, você deve verificar o motor de qualquer maneira.
- A luz de verificação do motor ou de troca de óleo está acesa. O ideal é que você não chegue a esse estágio porque às vezes seu motor já está em péssimas condições; é por isso que a luz de verificação do motor está acesa.
- Você atingiu seis meses ou a quilometragem recomendada (o que ocorrer primeiro). Como parte da manutenção regular do seu carro, o óleo do motor precisa ser trocado a cada determinado ponto de quilometragem, dependendo da marca do seu carro e das condições de condução. Na maioria das vezes, a cada 7.000 a 15.000 km, é necessário trocar o óleo.
- Há fumaça escura no escapamento. Além do nível baixo de óleo do motor, isso também pode indicar outros problemas, como vazamentos de óleo ou peças quebradas do motor.

Como verificar o óleo do motor
Aqui está o processo passo a passo para verificar o óleo do motor:
- Consulte o manual do proprietário para saber a melhor temperatura para verificar o óleo. Alguns carros recomendam desligar o motor, mas outros recomendam aquecê-lo primeiro para obter uma leitura mais precisa.
- Abra o capô e localize a vareta. Retire a vareta e limpe qualquer sujeira.
- Insira completamente a vareta na lata de óleo. O óleo deve atingir a marca “cheio” quando você puxá-lo de volta. Certifique-se de verificar a viscosidade e também se há detritos.
- Limpe a vareta antes de colocá-la de volta. Em seguida, feche o capô.
Recomenda-se verificar o nível do óleo após cada abastecimento de gasolina. Se você não abastecer com muita frequência, pelo menos uma vez a cada quinze dias ou antes de viagens longas. Em carros mais antigos, uma vez por semana pode ser melhor.
O óleo de motor limpo é âmbar, dourado ou amarelado e ligeiramente translúcido. Com o tempo, fica mais escuro (do marrom escuro ao preto). Agora, o óleo do motor fica mais escuro com o tempo. Isso é normal porque o óleo é usado na combustão, então queima. Portanto, a cor não é o único sinal de que você precisa trocar o óleo. Certifique-se de estar atento a outros sinais também.
Devo trocar meu próprio óleo
É possível trocar o óleo sozinho, mas nem sempre é uma boa ideia. Você precisará do equipamento de segurança certo (como um macaco para carro) e das ferramentas certas (como a chave de tamanho certo para o bujão de drenagem de óleo). Se você não se sentir confiante, a opção mais segura é trocar o óleo por um mecânico. Se você é novato, vale a pena trocar o próprio óleo? Sejamos realistas, sempre haverá uma primeira vez para tudo, mas não é a melhor tarefa de manutenção de veículos para um iniciante.
Se você cometer um erro, isso poderá custar muito caro em reparos ou substituições do motor que poderiam ter sido evitados com uma troca de óleo profissional. Levantar o carro também pode ser perigoso se você não estiver 100% confiante ao trabalhar naquele ambiente. Os intervalos de troca de óleo também serão muito semelhantes aos intervalos de manutenção recomendados para o seu veículo. Além da troca de óleo e do filtro, um pequeno serviço envolve muitas verificações para detectar antecipadamente quaisquer problemas com seu veículo. Se você trocar o óleo do motor em casa, mas não estiver fazendo uma verificação completa da saúde do seu veículo, essa decisão também pode custar centenas (ou milhares) a longo prazo. Porém, se você tiver interesse em trocar o óleo por conta própria, o primeiro passo é conhecer tudo o que isso envolve. Reunimos um guia passo a passo para trocas de óleo abaixo para você começar.

Como trocar o óleo do seu carro
Quer tentar trocar o óleo do motor do seu carro? Você encontrará as instruções passo a passo abaixo. Lembre-se de que a segurança está sempre em primeiro lugar – portanto, você só deve tentar esse processo com as habilidades e equipamentos corretos. Se você não está se sentindo confiante, uma troca de óleo é tarefa para um profissional.
O método exato também dependerá da sua marca e modelo, portanto, consulte primeiro o manual do fabricante. No entanto, estas instruções dão uma ideia do que está envolvido e o que considerar em cada etapa do processo.
Uma troca de óleo do motor envolve estas 11 etapas:
- Prepare seus suprimentos. Leia o que o manual do seu carro tem a dizer sobre a troca do óleo do motor. Além disso, prepare os materiais, incluindo o tipo e a quantidade de óleo necessária, a chave correta, o filtro de óleo e uma bacia, balde, reservatório de óleo ou bandeja de drenagem de óleo para drenar o óleo. Prepare algumas luvas e trapos também.
- Aqueça seu motor. Isso melhorará o fluxo de óleo do motor durante a drenagem, garantindo que posteriormente haverá pouco ou nenhum óleo de motor velho no cárter. Após cerca de 5 minutos, desligue-o.
- Levante seu carro. Use macacos, rampas ou guinchos para tirar o veículo do chão. O espaço embaixo deve ser suficiente para você ficar embaixo do veículo e trabalhar confortavelmente com suas ferramentas. Lembre-se que o carro deve estar nivelado.
- Localize o cárter e o filtro de óleo. Para a maioria dos carros, você precisa remover a tampa ou bandeja inferior para acessar a bandeja e o filtro.
- Prepare-se para drenar o óleo. Use uma chave inglesa para remover o bujão de drenagem do cárter. Espere que o óleo comece a vazar rapidamente, então certifique-se de que a bandeja de drenagem esteja pronta. Desparafuse lentamente o bujão de drenagem e deixe o óleo escorrer por cerca de 5 minutos.
- Prepare-se para substituir o filtro de óleo. Use uma chave de filtro de óleo ou as mãos para soltar o filtro de óleo, mas não o remova ainda. Haverá vazamentos de óleo, então prepare seus tapetes. Assim que o vazamento diminuir, desparafuse completamente o filtro de óleo, incluindo a junta (ou anel de vedação).
- Limpe tudo. Limpe o bujão do reservatório de drenagem de óleo, o filtro de óleo e quaisquer outros componentes que tenham óleo.
- Coloque o bujão de drenagem novamente. Verifique no manual do proprietário se você precisa de uma chave dinamométrica e/ou uma arruela atrás do bujão de drenagem.
- Prepare-se para colocar o filtro de óleo novamente. Aplique primeiro uma leve camada de óleo ao redor da junta para garantir que o filtro fique bem vedado. Assim que a junta estiver de volta, aperte novamente o filtro de óleo.
- Abaixe o carro e encha o motor com óleo novo. Certifique-se de reinstalar a base antes de colocar o carro de volta no chão. Em seguida, abra o capô e localize a lata de óleo no motor. Use um funil para colocar óleo novo.
- Verificações finais. Espere um pouco para que o óleo assente na panela – cerca de 5 minutos – e depois verifique o nível do óleo com uma vareta. Quando estiver tudo bem, ligue o veículo, aqueça o motor e verifique se há vazamentos. Se houver um vazamento, você terá que voltar e possivelmente apertar mais o bujão de drenagem ou o filtro de óleo.

Como devo descartar meu óleo antigo após uma troca de óleo
Após uma troca de óleo, é importante descartar com segurança o óleo de motor usado, enviando-o para um centro de reciclagem. Se você mesmo fez a troca do óleo, isso significa colocar o óleo antigo em um recipiente de óleo limpo e vazio que você precisa vedar adequadamente. Você pode descobrir onde reciclar óleo de motor usado perto de você online. O site do conselho local também pode conter informações sobre onde descartar o óleo do cárter. Estações de transferência locais, centros de gestão de resíduos ou aterros na sua área podem aceitar óleo usado para eliminação segura e responsável.
É importante que você nunca coloque óleo de motor usado na lixeira doméstica ou na lixeira. O óleo é considerado um tipo de resíduo perigoso, portanto, mantenha-o fora do lixo. No entanto, o óleo de motor pode ser limpo e reciclado nas instalações certas, o que ajuda a preservar este recurso finito. Idealmente, o óleo que você envia através dessas instalações de reciclagem é apenas óleo de motor, sem nenhum outro fluido automotivo misturado. Além disso, tente retirar todo o óleo – incluindo quaisquer vazamentos do filtro de óleo. O petróleo é prejudicial ao meio ambiente, principalmente aos cursos de água. Portanto, certifique-se de enviá-lo para instalações de reciclagem.

Qual é o melhor óleo de motor para o seu veículo
Você pode descobrir que tipo de óleo de motor é recomendado para o seu carro no manual do fabricante. O melhor óleo de motor para o seu veículo é determinado pela marca do seu carro, pela idade do motor, pela sua localização e clima e pelo seu estilo de condução.
Vamos falar sobre os tipos de óleo de motor que existem e ver qual é o mais adequado para você.
Os três tipos de óleo de motor existentes no mercado são:
- Os óleos minerais de motor são normalmente usados em carros mais antigos ou clássicos. Eles são baratos e não são focados no desempenho. Na verdade, eles apresentam baixa viscosidade em altas temperaturas. Eles também têm uma vida útil mais curta.
- Os óleos de motor sintéticos (também chamados de óleos de motor totalmente sintéticos) são muito comuns em veículos novos, modelos de automóveis premium, carros esportivos e veículos de reboque ou transporte. Eles têm boa longevidade e são bons se você quiser focar no desempenho. O óleo sintético também é recomendado para locais com condições climáticas extremas (invernos muito frios e verões muito quentes).
- Os óleos de motor semissintéticos (também chamados de óleos de motor de mistura sintética) combinam os benefícios dos óleos de motor minerais (baratos) e sintéticos (bom desempenho). Eles geralmente são usados por motores turbodiesel.
Além do tipo, você também pode ver etiquetas como SAE 10W-30 no recipiente de óleo do motor. Isso determina o grau, o peso ou a viscosidade e informa o desempenho geral do óleo do motor em temperaturas frias e quentes. Quanto menor o primeiro número, melhor será para climas frios. Entretanto, quanto maior for o segundo número, melhor será para climas quentes.