Com que frequência você deve trocar o óleo da moto

Com que frequência você deve trocar o óleo da moto

Todo motor de veículo precisa de óleo para gerar energia. O óleo é usado por dois motivos: resfriamento e lubrificação. Ele ajuda a lubrificar as peças e componentes conforme eles esfregam uns nos outros. Ele também resfria o motor transferindo calor para longe da superfície de contato.

No entanto, as motocicletas não usam o mesmo tipo de óleo que os carros. Os veículos padrão usam óleo com modificadores de fricção que reduzem o atrito entre peças e componentes, mas as motocicletas exigem uma quantidade específica de atrito para funcionar. O óleo para motocicletas usa uma fórmula especial que é projetada para proteger as peças e componentes. Em vez de reduzir o atrito, o óleo ajuda a manter o equilíbrio adequado enquanto lubrifica a embreagem úmida, para que possa mover a potência para o trem de força. Se o atrito cair abaixo de um certo limite, a embreagem não engatará e causará deslizamento . O óleo deve ser escorregadio o suficiente para lubrificar o motor sem perder o controle da embreagem.

No entanto, o óleo da sua motocicleta não durará para sempre. Ele ficará sujo e menos escorregadio, eventualmente perdendo sua capacidade de lubrificar as peças do seu motor. O óleo também pode pegar partículas de dentro do motor, como aparas de metal. Trocar o óleo significa se livrar da sujeira e substituí-lo por óleo de motocicleta novo e limpo. Isso também lavará o motor para se livrar de qualquer partícula.

Fonte de reprodução: Youtube Jurandi Motos

Com que frequência você deve trocar o óleo da sua moto

Se você não tem certeza de quando deve trocar o óleo da sua motocicleta, sua melhor aposta seria verificar o manual do usuário. Você também pode procurar uma cópia do seu manual online se o perdeu. Não há uma data de validade definida para o seu óleo, então siga as recomendações do fabricante.

Cada moto é diferente, mas muitos ciclistas dizem que é melhor trocar o óleo a cada 2.000 milhas ou duas vezes por ano. Como a maioria dos tópicos do setor, nem todos concordam. Outros dirão para você trocar o óleo a cada 3.000 milhas ou uma vez por ano. No entanto, essas são estimativas vagas e há muitos fatores a serem considerados, então certifique-se de pesquisar sua marca e modelo específicos para obter mais informações.

Bicicletas mais antigas podem precisar de troca de óleo com mais frequência do que modelos mais novos, pois as peças continuam a envelhecer. Essas peças tendem a produzir mais material particulado à medida que o revestimento de metal se desgasta.

Você também terá que trocar o óleo com mais frequência se usar o tipo errado de óleo ou óleo de baixa qualidade. Os óleos são sintéticos ou minerais ou alguma versão dos dois, mas é melhor ficar com o tipo que o fabricante recomenda.

Você também deve trocar o óleo com mais frequência se não tiver um bom histórico quando se trata de manutenção da sua moto. Se você não trocou o óleo por um tempo ou ignora regularmente problemas potenciais, seu motor provavelmente estará sujo, então esteja preparado para trocar o óleo a cada 1.500 milhas ou menos.

Considere também onde e com que frequência você usa sua moto. Se você raramente anda de moto, você ainda deve trocar o óleo uma vez por ano, mesmo que o odômetro tenha se movido pouco.

Se você gosta de rasgar a natureza ou está constantemente acelerando o motor, o óleo se degradará em um ritmo mais rápido do que se você estivesse apenas dirigindo para o trabalho. Alivie o acionamento e o desacionamento da embreagem para melhorar a eficiência do óleo.

Não importa como você gosta de pilotar, use a comunicação da motocicleta para manter contato com seus companheiros.

Com que frequência você deve trocar o óleo da moto

Sinais de que seu motor precisa de uma troca de óleo

Não presuma que seu óleo não precisa ser trocado se você não atingiu a quilometragem necessária. Fique atento a esses sinais de alerta de que sua motocicleta precisa de óleo:

  • – Vareta de nível baixa: Muitas motocicletas não têm um medidor de óleo, então você precisará usar uma vareta para verificar o nível. Se você não vir óleo na vareta ou o nível estiver muito baixo, você precisará trocar o óleo.
  • – Excesso de vibrações: se sua moto estiver vibrando mais do que o normal, principalmente em altas velocidades, pode ser um sinal de que certas peças metálicas estão batendo umas nas outras devido à falta de óleo.
  • – Barulhos altos: se essas partes estiverem batendo uma na outra, você provavelmente ouvirá também. Cuidado com sons de trituração, guinchos e batidas.
  • – Aumento da temperatura: Sem óleo, o motor superaquecerá. Se a moto estiver mais quente do que o normal, você pode precisar de mais óleo.
  • – Emperramento do motor: O motor pode emperrar durante a pilotagem, o que significa que o motor congela completamente. Isso geralmente acontece quando há pouco ou nenhum óleo.

Pode haver outros problemas com sua moto também. Ouça outros sinais de alerta de que sua moto precisa ser consertada. Seu sistema de óleo pode estar vazando, ou o motor pode estar queimando óleo mais rápido do que o normal por algum outro motivo. Se você usa alto-falantes Bluetooth para motocicleta , não se esqueça de ouvir sua moto para ter mais informações sobre o que está acontecendo no motor.

Com que frequência você deve trocar o óleo da moto

O que acontece se você não trocar o óleo da sua motocicleta na hora certa

Você está fadado a ter todo tipo de problema na estrada quando se atrasa na troca de óleo. Você pode não notar esses problemas no começo, mas eles começarão a danificar os componentes internos da sua moto com o tempo. Muitos motociclistas tiveram que gastar milhares de dólares em reparos porque não trocaram o óleo a tempo.

Você deve estar ciente dos sinais de alerta de que sua moto precisa de uma troca de óleo, incluindo o que acontece quando sua moto fica sem óleo.

Se você ficar com pouco óleo ou continuar usando óleo sujo, ele começará a perder suas propriedades de lubrificação e resfriamento. Os pistões ficarão cada vez mais quentes até que eventualmente se fundam com as paredes do cilindro. Isso faz com que o motor emperre. O problema acabará se espalhando para outras partes do motor, incluindo as bielas do pistão, o virabrequim e as válvulas, todas as quais podem quebrar facilmente. Depósitos de carbono também começarão a se formar nesses componentes, o que pode levar a danos permanentes.

Você ainda pode dar partida na sua motocicleta sem óleo, mas certifique-se de abastecê-la o mais rápido possível.

Fonte: https://g1.globo.com/carros/motos/blog/dicas-de-motos/post/troca-de-oleo-do-motor-da-moto-veja-os-12-mandamentos.html

Posts Recentes

Siga nossas redes sociais

× Como posso te ajudar?